Os treinamentos de comunicação são fundamentais para as organizações que desejam entregar a melhor mensagem em qualquer lugar e da forma mais natural para o seu público de interesse. As empresas estão cada vez mais atentas à necessidade de preparação de seus porta-vozes para qualquer tipo de exposição pública, seja numa interação com a imprensa ou em eventos, debates, palestras, lives e até mesmo com o público interno.
Com base num recorte mais recente, compartilhamos aqui algumas conclusões sobre o tema, assim como a nossa aposta para a área nos próximos meses:
A maior procura ainda é por media trainings. A imprensa e o momento de contato com jornalistas mantêm-se como principais preocupações das lideranças. Dos 131 executivos que foram capacitados pela Textual Comunicação nesse histórico, 75% participaram desse modelo de capacitação, embora o nosso programa inclua dicas de interações para qualquer situação de exposição pública. Com o “tudo junto e misturado”, não é preciso ter imprensa no local para uma declaração ou comentário virar notícia – então as dicas valem para todos os tipos de evento. Em segundo lugar, ficou o treinamento de crise, com 12% das turmas.
Mesmo com o retorno das atividades presenciais, 30% das turmas treinadas no período foram on-line. Além de facilitar a participação dos executivos de diferentes lugares do país, o treinamento on-line otimiza custos.
96% das turmas realizadas optaram por treinamentos com dinâmicas após a parte teórica, e 4% fizeram apenas sensibilização. As dinâmicas incluem simulação de entrevista para veículos on-line, TV, apresentação institucional, mensagem-chave, entre outras.
Acreditamos na tendência de aumento da procura por treinamentos de crise – já que, hoje, vivemos uma “policrise” – como apontou o Relatório de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial de 2023. De acordo com o documento, “a próxima era econômica trará mais riscos de estagnação, divergência e endividamento” e as pessoas estão preocupadas com temas como aumento do custo de vida, mudanças climáticas, guerras e aumento da polarização sociopolítica.
A área de treinamentos é um dos pilares de atuação da Textual. Desde 2005, já treinamos mais de 5900 executivos de 14 nacionalidades e 90 organizações em programas de media training, gerenciamento de crise, mídias sociais, workshops de criação de mensagens-chave, apresentação para situações estratégicas, entre outros.
E não para por aí, temos temos diversos programas de treinamento que podem ser customizados de acordo com cada necessidade. Quer saber mais? Fale com a gente!