A Textual recebeu a missão de criar um projeto para o canal PFC, que oferece a transmissão do maior número de jogos de futebol da televisão brasileira. Disponível pelo sistema pay-per-view da Globosat e também presente no exterior, em parceria com a TV Globo.
O canal, apesar do desempenho, gerava um foco de resistência em determinados segmentos da opinião pública. Para alguns, o canal era responsável pela ausência de torcedores em estádios de futebol. Foi então que a Globosat encomendou uma ação de relacionamento com seus públicos de interesse – dirigentes de clube, jornalistas, operadores de TV por assinatura e, principalmente, os assinantes do canal.
Assim, desenvolvemos uma publicação em homenagem ao torcedor de futebol. Um livro de arte. Era, enfim, a TV indo na contramão dos críticos ao valorizar a importância da torcida na arquibancada. Um projeto diferente de qualquer publicação anteriormente relacionada ao tema “futebol”. Nossa proposta, não haveria campo nem jogadores, dribles ou gols. A obra enaltecia todas as sensações dos torcedores durante uma partida de futebol.
No registro das imagens, sete fotógrafos conceituados no cenário nacional e para os textos, Luis Fernando Verissimo, apaixonado por futebol, torcedor do Internacional de Porto Alegre e reconhecidamente um dos mais importantes escritores brasileiros, e uma escritora para descrever as emoções sem qualquer referência ao esporte, Carola Saavedra, uma das mais conceituadas escritoras da literatura brasileira contemporânea.