Em 2009, o Comitê Olímpico Internacional (COI) apontou as quatro cidades finalistas na campanha pelos Jogos de 2016 – Rio de Janeiro, Chicago, Tóquio e Madri.
Na ocasião, a primeira Unidade de Polícia Pacificadora do Rio de Janeiro começava a apresentar resultados positivos para a nova política de segurança integrada entre governos estadual e federal e havia vontade política em todas as esferas governamentais para apoiar o projeto olímpico carioca. Em contrapartida, surgiam dúvidas sobre a capacidade de entrega de Jogos. Além disso, no mundo olímpico, havia o desconhecimento sobre o Brasil/Rio de Janeiro.
Assim, o papel da comunicação era influenciar os eleitores por meio da geração permanente de conteúdo positivo sobre a candidatura, o Rio e o Brasil em veículos-chave da imprensa internacional e nas publicações do mundo olímpico. /serviços da cidade. A estratégia da Textual foi elaborar um plano específico para cada fase da candidatura. A cada etapa, o amplo noticiário positivo na mídia foi transformando a percepção a opinião pública sobre a candidatura. Os membros do COI e o noticiário internacional e nacional reproduzem a mensagem de excelência técnica e fortes garantias de entrega do projeto da candidatura Rio 2016.
O objetivo principal foi atingido: a vitória olímpica do Rio. A vitória foi registrada em 500 páginas de jornais, sendo 250 capas e 3 mil minutos de cobertura televisiva, numa repercussão recorde na história do Brasil. Além de atingir o objetivo principal da campanha, a estratégia de comunicação do Comitê Rio 2016 para os momentos-chave da disputa contribuíram para: disseminar na sociedade brasileira o conhecimento sobre o projeto olímpico e disseminar corretamente na sociedade brasileira as responsabilidades de cada entidade (Comitê Rio 2016 e governos) para a sua organização.