O UFC, uma das mais bem sucedidas marcas esportivas do mundo, que renovou o MMA, combinando esporte de regras claras com entretenimento, ainda sofria, no Brasil, com o estigma e o público desconhecia a dimensão do marca até 2009, quando o UFC contratou a Textual para reposicionar o esporte no país.
Com o objetivo de ampliar o calendário anual de eventos do UFC no Brasil de forma efetiva, desenvolvemos uma plataforma de engajamento social baseada em três pilares: 1- Apoio a projetos da sociedade civil voltados para desenvolvimento esportivo conectados à educação / 2 – Programa de visitas regulares de campeões mundiais brasileiros que encontraram no esporte o caminho da inclusão social e do sucesso a comunidades com grande concentração de jovens / 3 – Parceria com Ministério da Saúde para promoção de campanhas de utilidade pública nos eventos do UFC no Brasil. Um dos pontos-chaves dessas ações foi a parceria com Instituto Reação, liderado pelo medalhista olímpico do judô Flavio Canto.
Toda essa ação de engajamento social resultou numa aproximação do UFC com lideranças da sociedade civil e do Poder Público e o estímulo ao processo de aceitação crescente da marca e redução de resistência ao esporte.