Mais uma vez pioneira, a empresa se antecipou à discussão sobre legados da Copa do Mundo e apresentou um projeto que geraria benefícios concretos ao país.
A partida rumo ao sucesso começou em 2013, com o Manifesto “A Copa de Todo Mundo”: a Coca-Cola convocava a todos a fazer parte do Mundial de 2014.
Através do programa Coletivo Coca-Cola, jovens de comunidades de baixa renda foram capacitados para trabalhar no mercado, atingindo especialmente aqueles que buscam o primeiro emprego formal.
Cooperativas de reciclagem recebem apoio de gestão, investimento em materiais e estrutura, além de capacitação.
No Mundial, a marca desenvolveu o inédito projeto de gerenciamento de resíduos sólidos e o treinamento de catadores para atuarem nos estádios das cidades-sede.
Através do conceito de Vida Ativa, que estimula a prática de exercício físicos através de um torneio de futebol com 10 mil jovens do país, foram selecionados gandulas que atuariam nos 16 jogos da Copa das Confederações e nas 64 partidas da Copa do Mundo. Os objetivos do plano de comunicação era posicionar o cliente, nacionalmente e localmente, como o patrocinador mais engajado na promoção de benefícios concretos para o país com a Copa do Mundo e que liderou as iniciativas para inclusão da população brasileira na Copa do Mundo, reforçar reputação da empresa como apoiadora do esporte e a vida saudável, além de gerar endosso do público em geral, stakeholders online e off-line da companhia e imprensa para as mensagens-chaves da marca. A estratégia era agregar o mote “Copa de Todo Mundo” e os temas Reciclagem, Comunidades e Vida Ativa às propriedades da marca junto à FIFA. Os resultados ultrapassaram 250 milhões em exposição espontânea de mídia, 3,6 milhões de pessoas impactadas em 524 publicações e 6.934 interações.
Em pesquisas realizadas por instituições, a Coca-Cola conquistou a primeira colocação (32% dos entrevistados) dentre as cinco marcas mais lembradas e foi a patrocinadora apontada com mais reconhecimento entre os patrocinadores oficiais. Entre todas as campanhas de TV, uma análise mostrou que a empresa foi a mais lembrada do público, justamente com a sua campanha de Copa do Mundo.