Reputação, comunidades estratégicas e tempo de maturidade: tendências para 2025

Uma boa estratégia de marketing de influência é importante para marcas que querem potencializar suas mensagens, expandir sua audiência e gerar brand awareness: se tornou um processo visceral e essencial a quem quer se destacar no on e no off-line – afinal, o que está na boca do povo na internet também cai nas conversas da vida real.

Hoje, mesmo em um cenário de incertezas e recalculo de rota na comunicação das marcas, observamos que elas seguem valorizando e apostando nas estratégias de influência: em 2025, 61% das companhias pretendem aumentar o investimento em marketing de influência, de acordo com o estudo “ROI & Influência 2024”, da YOUPIX em parceria com a Nielsen.

Na mesma medida em que os investimentos crescem, a assertividade na escolha de influenciadores também aumenta. Hoje, a definição de um casting de influencers para ações é pautada na reputação e profissionalização dos creators, com olhares ainda mais voltados para resultados mensuráveis e genuinamente tangiveis.

De olho nesse momento, mergulhei no report de 2025 da YOUPIX para trazer um resumo bem bolado sobre as tendências do ano e como podemos nos preparar para extrair resultados extraordinários.

Bora conferir?

Reputação em cheque na escolha dos influenciadores

Nunca vimos tantos criadores de conteúdo e influenciadores na imprensa, mas essa visibilidade nem sempre é por razões positivas. Em um mercado que ainda caminha em sua profissionalização, o momento é de crise reputacional. E os influenciadores que protegem sua imagem disparam na frente!

Em tempos de regulamentação das plataformas e desinformação por uso de IA, a atenção está voltada para ética e responsabilidade e os creators, assim como os veículos de comunicação, estão sob os olhares públicos.

A integridade, compromisso ético e responsabilidade serão ativos buscados por marcas na escolha do casting de ações. Algumas perguntas ajudarão a nortear essa definição:

  • Como quero ser reconhecido? E como não quero?
  • Que valores são inegociáveis para a minha marca?
  • Que limite não queremos ultrapassar

Nessa jornada, contar com um parceiro estratégico que tem profundo conhecimento sobre o mercado e expertise comprovada na curadoria de influenciadores, criação de campanhas, acompanhamento e análise de resultados faz toda a diferença – e entendemos bem disso!

Cultivo de comunidade e pertencimento: relacionamento é estratégico

No planejamento das campanhas e na escolha dos influs, o relacionamento é um X factor que move ponteiros e que se mostra em duas faces fortalecidas:

  • Campanhas Always On  de influência ganham cada vez mais força, mostrando que conteúdos contínuos funcionam bem com a audiência e potencializam o relacionamento entre público x marca x mensagens.
  • Influenciadores especialistas serão cada vez mais procurados para parcerias enquanto os generalistas perderão espaço, em um movimento que revela atenções voltadas a comunidades consolidadas e onde a palavra de ordem é pertencimento.

A superficialidade dos números rasos dá lugar à profundidade das conexões!

Como construção de relacionamento também é feito nos detalhes – e marcas fluidas serão ainda mais comuns – negócios estão buscando cada vez mais dedicar tempo ao community management e criar pontos de contato com a audiência através de comentários estratégicos, autênticos e de valor para seu público.

O timing é essencial, assim como um social listening apurado para as conversas no campo digital. Marcas atentas a isso conseguem identificar oportunidades de conexão poderosas e disparar na frente com sua audiência!

É tempo de maturidade!

Conteúdo orgânico e feito para pessoas segue em alta, mas maturidade na qualidade da entrega da produção (e nos bastidores do processo) é um ponto altamente considerado pelas marcas ao contratar influenciadores para campanhas! Se a efetividade guiou 2024, a maturidade vai chegar para somar e direcionar recursos em 2025.

Isso se relaciona também com a jornada até a entrega final: a relação marca x creator assume um lugar cada vez mais maduro e transparente, do briefing ao roteiro, evidenciando como esse relacionamento positivo e fluido também é uma característica de alto valor para negócios.

O fator maturidade também está na mensuração e tecnicidade para fazer ações de influência com assertividade de dados e de impacto: cada vez mais, equipes preparadas e com repertório técnico farão a diferença.

Criadores se profissionalizam e geram novos negócios

Com uma demanda crescente na profissionalização dos influenciadores , creators consolidados identificaram uma boa oportunidade de negócio e assumem novos papéis e um novo desdobramento da creator economy: além de produtores de conteúdo, se tornam mentores na trilha da profissão de outros influenciadores e empreendedores completos.

A criação de startups voltadas para soluções na jornada profissional de criadores de conteúdo é uma realidade, assim como influs que possuem negócios dentro dos seus universos de marca. Um forte exemplo é a Lela Brandão: é criadora de conteúdo, podcaster e dona de uma marca de roupa que bomba entre as millenials e a gen z – e cada detalhe das diferentes frentes são totalmente alinhadas com os valores da influenciadora e do seu público.

A diversificação de novos negócios além da publicidade tradicional será amplificada em 2025 e assumirá uma camada de protagonismo ainda mais forte entre os criadores de conteúdo!

Se estamos imersos em um período de maior busca pela conexão e pertencimento, temos pela frente um ano de grandes oportunidades para cocriar campanhas memoráveis e gerar ainda mais valor para marcas alinhadas com a sociedade e o futuro. E quando o assunto é reputação em foco, temos repertório e expertise para somar!

Está pronto para fazer parte desse movimento? Fale com a gente para fazer de 2025 um ano incrível!

Lívia Lima

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