Uma boa estratégia de marketing de influência é importante para marcas que querem potencializar suas mensagens, expandir sua audiência e gerar brand awareness: se tornou um processo visceral e essencial a quem quer se destacar no on e no off-line – afinal, o que está na boca do povo na internet também cai nas conversas da vida real.
Hoje, mesmo em um cenário de incertezas e recalculo de rota na comunicação das marcas, observamos que elas seguem valorizando e apostando nas estratégias de influência: em 2025, 61% das companhias pretendem aumentar o investimento em marketing de influência, de acordo com o estudo “ROI & Influência 2024”, da YOUPIX em parceria com a Nielsen.
Na mesma medida em que os investimentos crescem, a assertividade na escolha de influenciadores também aumenta. Hoje, a definição de um casting de influencers para ações é pautada na reputação e profissionalização dos creators, com olhares ainda mais voltados para resultados mensuráveis e genuinamente tangiveis.
De olho nesse momento, mergulhei no report de 2025 da YOUPIX para trazer um resumo bem bolado sobre as tendências do ano e como podemos nos preparar para extrair resultados extraordinários.
Bora conferir?
Nunca vimos tantos criadores de conteúdo e influenciadores na imprensa, mas essa visibilidade nem sempre é por razões positivas. Em um mercado que ainda caminha em sua profissionalização, o momento é de crise reputacional. E os influenciadores que protegem sua imagem disparam na frente!
Em tempos de regulamentação das plataformas e desinformação por uso de IA, a atenção está voltada para ética e responsabilidade e os creators, assim como os veículos de comunicação, estão sob os olhares públicos.
A integridade, compromisso ético e responsabilidade serão ativos buscados por marcas na escolha do casting de ações. Algumas perguntas ajudarão a nortear essa definição:
Nessa jornada, contar com um parceiro estratégico que tem profundo conhecimento sobre o mercado e expertise comprovada na curadoria de influenciadores, criação de campanhas, acompanhamento e análise de resultados faz toda a diferença – e entendemos bem disso!
No planejamento das campanhas e na escolha dos influs, o relacionamento é um X factor que move ponteiros e que se mostra em duas faces fortalecidas:
A superficialidade dos números rasos dá lugar à profundidade das conexões!
Como construção de relacionamento também é feito nos detalhes – e marcas fluidas serão ainda mais comuns – negócios estão buscando cada vez mais dedicar tempo ao community management e criar pontos de contato com a audiência através de comentários estratégicos, autênticos e de valor para seu público.
O timing é essencial, assim como um social listening apurado para as conversas no campo digital. Marcas atentas a isso conseguem identificar oportunidades de conexão poderosas e disparar na frente com sua audiência!
Conteúdo orgânico e feito para pessoas segue em alta, mas maturidade na qualidade da entrega da produção (e nos bastidores do processo) é um ponto altamente considerado pelas marcas ao contratar influenciadores para campanhas! Se a efetividade guiou 2024, a maturidade vai chegar para somar e direcionar recursos em 2025.
Isso se relaciona também com a jornada até a entrega final: a relação marca x creator assume um lugar cada vez mais maduro e transparente, do briefing ao roteiro, evidenciando como esse relacionamento positivo e fluido também é uma característica de alto valor para negócios.
O fator maturidade também está na mensuração e tecnicidade para fazer ações de influência com assertividade de dados e de impacto: cada vez mais, equipes preparadas e com repertório técnico farão a diferença.
Com uma demanda crescente na profissionalização dos influenciadores , creators consolidados identificaram uma boa oportunidade de negócio e assumem novos papéis e um novo desdobramento da creator economy: além de produtores de conteúdo, se tornam mentores na trilha da profissão de outros influenciadores e empreendedores completos.
A criação de startups voltadas para soluções na jornada profissional de criadores de conteúdo é uma realidade, assim como influs que possuem negócios dentro dos seus universos de marca. Um forte exemplo é a Lela Brandão: é criadora de conteúdo, podcaster e dona de uma marca de roupa que bomba entre as millenials e a gen z – e cada detalhe das diferentes frentes são totalmente alinhadas com os valores da influenciadora e do seu público.
A diversificação de novos negócios além da publicidade tradicional será amplificada em 2025 e assumirá uma camada de protagonismo ainda mais forte entre os criadores de conteúdo!
Se estamos imersos em um período de maior busca pela conexão e pertencimento, temos pela frente um ano de grandes oportunidades para cocriar campanhas memoráveis e gerar ainda mais valor para marcas alinhadas com a sociedade e o futuro. E quando o assunto é reputação em foco, temos repertório e expertise para somar!
Está pronto para fazer parte desse movimento? Fale com a gente para fazer de 2025 um ano incrível!
Lívia Lima