Pesquisas como impulsionadoras da reputação das empresas em seus mercados de atuação

Estamos vivendo a era dos dados. Números fazem parte de nossas rotinas diárias – no deslocamento pelas ruas, com os dados de aplicativos de trânsito buscando as melhores rotas; na prática esportiva, controlando indicadores de saúde e perda de calorias; em casa com a família, ajudando a direcionar nossas preferências nos aplicativos de comida e até com indicações de séries com nosso perfil nas plataformas de streaming.

No mercado corporativo, a importância dos dados para a comunicação é cada vez maior. As empresas contam com um enorme volume de informações internas e têm investido cada vez mais no Business Intelligence (BI), que gera um completo mapeamento de dados e indicadores que ajudam na tomada de decisões para investimentos, soluções de problemas e impulsionamento dos negócios – ferramenta fundamental, principalmente neste mundo globalizado e competitivo dos dias atuais.

E esses dados coletados pelo BI das companhias, aliado à expertise do negócio, resultam em um universo de informações que podem se transformar em conteúdo relevante e exclusivo do negócio para pautar a imprensa – tradicional e segmentada. Além disso, a realização de pesquisas – gerando indicadores, gráficos, análises e antecipando tendências, podem impulsionar a imagem institucional e relevante do negócio, fazendo com que a empresa se torne uma referência em sua área de atuação.

A força dos números

Muitos clientes da Textual já têm essa cultura dos números e estamos sempre fomentando esse olhar pautado em dados e números. Levantamento do ManpowerGroup, consultoria de soluções de Recursos Humanos, com executivos de mais de 50 países, aponta como os profissionais da Geração Z enxergam o modelo híbrido de trabalho e traçam tendências para o futuro das relações profissionais no pós-pandemia. Pesquisa da HLB Brasil, empresa global de auditoria, consultoria e outsourcing, com grandes companhias de capital aberto, destaca as tendências de fusões e aquisições para o setor financeiro em 2023. A Tekbond Saint-Gobain, empresa líder no ramo de colas e adesivos, utiliza dados e indicadores para mapear o perfil de seu consumidor para discutir as melhores estratégias comerciais e impulsionar as vendas, com lançamento de novas linhas de produtos.

Exemplos como estes são facilitadores para que as empresas conquistem um espaço nobre na mídia e reforçam um trabalho institucional de construção de imagem, reputação e credibilidade, podendo, desta forma impulsionar suas marcas. A reputação corporativa representa a construção da marca ao longo de sua trajetória, englobando consumidores, fornecedores, colaboradores e candidatos.

Uma pesquisa promovida pelo Infojobs mostra que os candidatos a emprego levam esses pontos em consideração ao optar por uma empresa e torna-se um requisito importante para eles: 76,2% dos aspirantes a uma vaga consultam páginas de opinião pública e redes sociais antes de se candidatar.

Esses materiais oferecem diversas possibilidades para traçar uma estratégia de uma divulgação na imprensa. Separar indicadores exclusivos para contextualizar uma reportagem no telejornal noturno de grande audiência; paralelamente divulgar um extrato do levantamento em uma renomada coluna de negócios de um tradicional jornal econômico; sugerir uma entrevista do executivo da empresa para um podcast especializado; promover um workshop dos executivos da empresa com jornalistas e influenciadores especializados no setor.

E, não para por aí, esses dados podem servir de elementos para um artigo opinativo do CEO da companhia em suas redes sociais, além de uma programação de postagens com os principais recortes nas redes sociais da companhia gerando uma movimentação da marca nos principais canais. E, para finalizar, envio dos dados completos para articulistas, formadores de opinião, jornalistas renomados e influenciadores digitais, que podem ajudar a contextualizar esses dados em divulgações futuras.

Consumo de notícias

Atualmente, as empresas entendem que, cada vez mais, as pessoas estão buscando informações confiáveis e os indicadores fornecidos pelas companhias servem exatamente para isso, pois dão uma credibilidade da veracidade dos dados. Segundo dados da Comscore – consultoria americana de análise de mídia – o Brasil lidera o consumo de conteúdos jornalísticos em seus dispositivos online na América Latina com 96% dos usuários brasileiros – a média global é de 90%.  O levantamento aponta que aqui são mais de mais de 126 milhões de usuários únicos que consomem notícias e informações online.

Levantamento da Reuters Institute – Digital News Report 2022 aponta que 75% dos brasileiros consomem notícias via smartphone. A mesma pesquisa aponta que 83% buscam notícias online (incluindo mídias sociais); 64% mídias sociais e 55% em TVs. Ou seja, a possibilidade de visibilidade para as empresas está na palma da mão.

 

gráficos comparando o consumo de noticias por tipo de veículo e por dispositivos

 

Se sua empresa ainda não tem essa cultura de preparar pesquisas e levantamentos, nunca é tarde para começar. Certamente reunindo os principais líderes da organização e um estudo interno mais apurado, irão descobrir muita informação relevante dentro de casa, com potencial para se tornar notícia, ajudar a construir a imagem reputacional de uma empresa e torná-la referência em seu segmento de atuação aproveitando o consumo maior de notícias na era digital.

Diogo Cruz

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