Depois de tantas reuniões remotas e lives, que tal fazer, também online, a capacitação dos profissionais da sua empresa
Sessões ao vivo, coletivas ou individuais, com dinâmicas práticas, ou conteúdos prontos para serem absorvidos por cada um, no seu ritmo, dentro do prazo definido com a empresa.
Primeiro, a gente precisa ressignificar o que se chama de porta-voz.
Todo colaborador, na prática, virou um porta-voz, porque comenta e responde sobre a empresa onde trabalha em todas as situações da sua vida, num grau de exposição sem precedentes. Ele carrega e é um guardião da marca, mesmo em contextos que já foram apenas de natureza pessoal.
Esse cenário trouxe mais riscos para as empresas, mas é possível atuar sobre isso. O único caminho seguro e viável, no nosso entendimento, é sensibilizar e fazer uma gestão eficiente das informações e mensagens da empresa. E isso envolve, necessariamente, treinamento e orientação permanentes para TODOS os funcionários.
Para isso desenvolvemos programas presenciais e/ou online para sensibilizar e capacitar os colaboradores sobre essa realidade de exposição total, que traz, sim, muitos riscos, mas também oportunidades. E que, acima de tudo, não vai mudar. Criamos também conteúdos, guias, manuais, cards de mensagens-chave, entre outros, que podem ser veiculados em canais da empresa ou em apps e plataformas de whatsapp.
Existe, claro, um grupo menor, que a gente na Textual chama de “porta-voz designado”, que é aquela pessoa que é oficialmente escolhida para representar a empresa no diálogo com o público específico.
Para quem já tem esse papel ou para quem passa a exercê-lo, é fundamental aprofundar o contexto de “ser PJ o tempo todo”, além de receber novos conhecimentos e técnicas de como “embalar” melhor os seus conteúdos.
O mantra é fugir do corporativês e avançar na direção da maior objetividade, empatia e versatilidade – ser capaz de levar a mensagem onde o público estiver, ao vivo, no vídeo, no podcast, ou seja, em qualquer tipo de interação.
Conquistar espaços editoriais relevantes na imprensa, gerando visibilidade estratégica para a empresa, em torno de temas que sejam de interesse público.
Elaborar projetos de conteúdo de marca para serem publicados como mídia paga em plataformas com audiências chave para a marca.
Criar campanhas para informar, envolver e engajar públicos em torno dos produtos & marcas, seus atributos e causas.
Desenvolver estratégias e ações para reforço da identidade corporativa, alcançando públicos estratégicos em torno de temas institucionais do negócio à agenda ESG.
Desenvolver peças e conteúdos gráficos e multimídia, que valorizem o papel da linguagem visual na disseminação de informações e no reforço de conceitos e mensagens. Saiba Mais >
Desenvolver estratégias e ações no ecossistema digital com suas muitas plataformas e canais para gerar presença, influência, engajamento e relevância em diversas audiências. Saiba Mais >
Desenvolver estratégias e ações para ampliar alinhamento e engajamento dos colaboradores em torno do propósito, valores e causas das empresas.
Atuar tanto na prevenção como na condução de situações de crises, cada vez mais múltiplas (policrises) e de origens diversas, e com forte impacto na reputação.
Elaborar monitoramentos, cenários e estudos com base no manuseio e análise de dados para suporte à tomada de decisão.
Desenvolver relacionamento da empresa com públicos estratégicos da sociedade civil em torno de temas de interesse comum. Saiba Mais >
Desenvolver estratégias e ações para posicionar lideranças ou outros profissionais da empresa como autoridade em seu campo de atuação.
Capacitar lideranças e profissionais da empresa para além do papel de porta-voz: embaixadores da reputação em diversas situações de exposição pública. Saiba Mais >