A DiversaCom, braço de diversidade social recém-lançado pela Textual Comunicação, anuncia uma parceria estratégica com a consultora Ana Minuto, eleita uma das 100 pessoas que inspiraram a Feedz e LinkedIn Top Voice & Creator em 2022. O objetivo é oferecer às áreas de RH/gestão de pessoas e de ASG das empresas uma linha de serviços de comunicação especialmente desenhados para dar suporte a processos de diversidade, equidade e inclusão racial nas empresas.
A parceria nasceu da constatação conjunta de que há muitas empresas que não se sentem preparadas para falar sobre sua trajetória em diversidade e inclusão racial. “O mais genuíno não está no final, e sim na jornada. Queremos auxiliar as empresas, especialmente os seus líderes, a contarem os seus acertos, os seus aprendizados”, afirma Ana Minuto, CEO e fundadora da Minuto Consultoria, que atua há mais de 20 anos na promoção da equidade racial e de gênero.
“Algumas organizações avaliam que é preciso avançar mais para só depois falar. Mas não existe vácuo na comunicação. O processo de inclusão precisa ser acompanhado de uma comunicação estruturada, que capacite especialmente as lideranças a falarem com mais propriedade sobre essa jornada em sua empresa”, reforça Carina Almeida, CEO da Textual Comunicação.
Marcelo Moreira, sócio-diretor da DiversaCom, prossegue: “seja numa palestra, podcast ou entrevista, a questão da diversidade vem. E as lideranças, como embaixadores da marca, não podem ficar no reativo, perdendo oportunidade de engajar e inspirar as suas audiências”. Diante disso, Marcelo detalha as duas linhas de serviços oferecidas na parceria com Ana Minuto: a primeira é uma ferramenta de comunicação denominada “deck de mensagens DEI racial”, que define e organiza toda a narrativa dessa jornada na empresa, incluindo diretrizes, programas, projetos e dados.
O produto final é um conteúdo construído com os termos adequados ao tema, mas numa linguagem de fácil compreensão e absorção, tanto para quem o transmite como para quem o recebe”, conta Marcelo. O formato de apresentação do deck é pactuado com o cliente. “Em geral, defendemos formatos enxutos e acessíveis, para estimular a consulta permanente. Pode ser um documento de uma página em PDF a um aplicativo”.
A parceria oferece também treinamentos, para estimular a absorção e transmissão da narrativa de diversidade racial da empresa. “São sessões customizadas para C-Level e gerências médias, presenciais ou online. Já para grupos maiores de colaboradores, há turmas coletivas e conteúdos em vídeo para plataformas de e-learning das empresas”, explica Marcelo.
“Acreditamos no poder da comunicação para acelerar a jornada da diversidade, equidade e inclusão nas empresas. É essa crença que motivou a nossa parceria, para multiplicarmos os resultados positivos em muitas empresas”, conclui Ana Minuto.
Quer saber mais? Vamos conversar!
diversacom@textual.com.br