“Creative boldness” and the growing importance of digital listening

Adoro o Social Media Report 2025, da Hootsuite!

O relatório global, que sempre é liberado entre dezembro e janeiro, trouxe quatro importantes tendências:

 

  • Creative bravery – coragem para criar com ousadia
  • The importance of social listening –  crescimento da importância da escuta digital
  • Outbound engagement – marcas se conectando com comunidades externas por meio de comentários em publicações de creators
  • IA – aumento de 100% no número de profissionais de social media que usam inteligência artificial para otimizar seu trabalho e focar mais na criatividade

 

Gosto de levar um tempão para digerir as informações e cruzá-las com outros estudos de tendências brasileiras. E foi isso que eu fiz para trazer aqui os dados que fazem sentido para a nossa realidade.

Das quatro tendências apontadas, destaco as duas que entendo serem mais latentes para o no nosso mercado em 2025.

Bora comigo!

Ousadia e alegria (e resultados!)

Desde 2023, diversos relatórios apontam a importância de produzir conteúdo que realmente entretenham o público.

E as marcas neste contexto?

De acordo com a Hootsuite, 60% delas estão priorizando entreter, educar ou informar em suas estratégias de comunicação digital — mesmo que isso tire momentaneamente o foco direto da marca e do produto.

Ou seja, perceberem que para atrair e reter público é preciso fisgar a audiência pela qualidade do conteúdo. Neste cenário hipercompetitivo por atenção, ousadia criativa não é um diferencial — é uma necessidade. E construir comunidade vai muito além de publicações vendedoras ou centradas no negócio.

Mas essa ousadia exige mais flexibilidade. Se antes era essencial que a marca mantivesse um tom de voz e um formato de conteúdo unificado em todos os canais, agora, a adaptação se tornou um fator-chave. O mesmo consumidor pode estar no TikTok e no Instagram, mas espera consumir conteúdos diferentes em cada plataforma.

As marcas que compreendem essa dinâmica e ajustam suas narrativas de acordo com o comportamento do público têm mais chances de gerar engajamento real.

Então, quais são as palavras de ordem em 2025?  Testar, ousar, adaptar — e, claro, medir tudo isso para garantir que a estratégia está trazendo os resultados esperados.

Escuta digital – Antes, um asset importante. Agora, uma necessidade

Acredito que, finalmente, há um consenso sobre a importância do investimento em comunicação digital. Mas o que essencial fazer para vencer o desafio de comprovar o ROI das estratégias nas redes sociais?

  • Alinhar as métricas tradicionais aos indicadores de escuta digital. Não basta analisar alcance, curtidas e impressões se esses números não refletem conversas reais e intenções de compra.
  • Entender se o conteúdo está, de fato, movimentando o ponteiro! O social listening vai te responder se está gerando discussões relevantes. Se as conversas demonstram interesse genuíno pelo produto e se está crescendo não apenas em audiência, mas também em consumidores que falam positivamente sobre a marca.

Esse alinhamento entre dados das redes sociais proprietárias e escuta digital é um passo essencial para atingir a maturidade digital.

Além disso, a escuta digital é uma ferramenta poderosa para a produção de conteúdo mais estratégica e assertiva. Com a saturação de informações e a crescente competição pela atenção do público, não há mais espaço para suposições. Monitorar constantemente as conversas da audiência permite entender exatamente quais temas ressoam, quais dúvidas precisam ser respondidas e quais formatos têm mais potencial de engajamento.

Em outras palavras, quem domina o social listening não só cria conteúdos mais relevantes, como também melhora sua performance e constrói uma comunidade mais engajada e fiel.

E a Textual nisso tudo?

Se você quiser saber mais sobre como desenvolver estratégias de comunicação digital mais eficientes e alinhadas às tendências de mercado, fale com a gente! 🚀

Pamela Carvalho

Artigos Recentes