Nas minhas andanças pelo mercado, tenho ouvido muito o quanto as agências têm deixado a desejar quando o assunto é o atendimento no dia a dia. Quando as empresas procuram uma parceira de comunicação, elas buscam agências que sejam uma extensão da sua área de reputação, um apoio no qual possam confiar. Fazer o básico, atendendo somente demandas de maneira reativa, não é mais o bastante para as corporações. Elas buscam proatividade e, claro, um radar constante de oportunidades e riscos.
Além, claro, das demandas corriqueiras, é preciso que a agência atue como uma verdadeira consultora, lançando um olhar estratégico sobre todos os aspectos pertinentes à comunicação – sempre buscando uma atuação que vá além dos anúncios rotineiros previstos no planejamento. É estar sempre um passo à frente – aproveitando hard news para posicionar a empresa como referência em seu mercado de atuação, ou pegando um gancho incomum que possa conectar a pauta ao negócio do cliente, levantando a bandeira na imprensa antes de seus concorrentes. É sobre se antecipar e ganhar vantagem competitiva pela exposição antecipada de um assunto interessante para o seu mercado de atuação, liderando a narrativa antes de qualquer outra fonte.
Para isso, estar sempre informado sobre o mercado no qual seu cliente atua é primordial. Como você começa seu dia? A primeira coisa que faço quando conecto é acompanhar pelo Google Trends o que está em alta – desta pesquisa acabam surgindo ideias de pauta relevantes para os meus clientes – além das ações que a equipe já está programada para tocar. Este insight poderoso acaba trazendo opções de trabalho na imprensa que geram resultados qualitativos – tanto para as métricas de comunicação como para o negócio das empresas. É importantíssimo estar com o radar sempre ligado para as oportunidades de exposição positiva das marcas.
Também tenho aqui um radar de fontes de mercado – seguir todos os formadores de opinião e influenciadores que têm sinergia com as pautas do negócio traz uma visão diferenciada para os planejamentos estratégicos, enriquecendo o dia a dia das contas. E nesta ação é fundamental saber da importância de dados de social listening para a estratégia de comunicação para que comuniquemos ao cliente assuntos de interesse que estejam sendo debatidos nas redes, o que podem acabar gerando ganchos diferenciados para serem trabalhados na imprensa – ou nas redes prioritárias das empresas.
Assim, além de mapear as oportunidades, conseguimos também prever potenciais crises. Caso seja identificado um assunto de mercado sensível que possa, de alguma forma, influenciar no negócio do cliente, podemos nos prevenir e sugerir a estratégia e o posicionamento reativo (elencando possíveis cenários) para serem aprovados antecipadamente, o que impede que tudo seja feito às pressas e possa ter um impacto negativo na marca.
O nosso olhar constante de consultoria deve ser colocado em prática na gestão e no andamento das contas. Isso deve estar no nosso DNA, sempre em busca das melhores ações de comunicação e reputação para as empresas. Seja para oportunidades ou para riscos, antecipar-se sempre deve estar no trabalho cotidiano prestado pelas agências de comunicação, e é assim que trabalhamos por aqui na Textual.
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Elaine Nishiwaki