Os aguardados “Canais” do WhatsApp, que viabilizam a criação de uma lista de transmissão em massa dentro do aplicativo, chegaram ao Brasil. São espaços verificados de empresas, governos, imprensa e creators, entre outros, que poderão, por meio desse serviço, enviar conteúdo para um número ilimitado de pessoas.
Os “Canais” são como veículos de transmissão, que permitem contato direto com a audiência interessada, dentro de uma plataforma amplamente utilizada. E sem a intervenção de algoritmos. Portanto, com a certeza de que o conteúdo chegará à palma da mão de todos os inscritos.
Vale lembrar a relevância do WhatsApp na rotina digital dos brasileiros. A edição deste ano da pesquisa do Reuters Institute sobre consumo de notícias atestou que 75% dos brasileiros usam o app de mensagens para “tudo” em seu cotidiano e 43% o utilizam para compartilhar notícias.
No design do WhatsApp, a funcionalidade “Canais” está separada das conversas das pessoas. Para descobrir “Canais”, basta acessar a aba “Atualizações” do aplicativo e pesquisar logo abaixo do “Status”. Já foram criados inúmeros, como Netflix Brasil, g1, NBA Brasil, Governo do Brasil, Flamengo, Felipe Neto, Desimpedidos, Yahoo Finance, entre outros.
Canais, a nova função do Whatsapp. Divulgação.
Os últimos 30 dias de conteúdo estarão disponíveis no canal para quem entrar e sempre serão exibidos em ordem cronológica. Em breve, segundo a Meta, dona do WhatsApp, os administradores de cada canal poderão editar as mensagens dos últimos 30 dias.
A Meta afirma que há uma nova camada de privacidade e moderação de conteúdo nessa nova função. A entrada só se dará por meio de um link, ninguém terá acesso aos dados de quem está dentro do canal e as interações estarão limitadas a reações com emojis. O compartilhamento de conteúdos fará referência ao canal de origem da mensagem, identificando, assim, a sua origem.
Segundo a empresa, a criptografia não acontece de ponta-a-ponta e é isso que permitirá que o WhatsApp modere o conteúdo que circulará nesses ambientes. A Meta garante que adota regras para inibir atividades ilícitas ou fraudulentas.
E está nos planos fazer do recurso uma fonte de renda para criadores de conteúdo, seja por meio de assinaturas ou do pagamento.
Quem olha para o “Canais” logo lembra dos RSS/Feed, das newsletter e das redes, que permitem inscrição para receber o conteúdo de interesse.
Veículos de imprensa começam a usar os novos Canais para, inicialmente, ampliar a distribuição do conteúdo já produzido para suas plataformas originais. Tanto de forma mais ampla ou como UOL e O Globo, que criaram, por exemplo, canais específicos para cada clube de futebol do país.
Dessa forma, a imprensa avança na integração com mídias sociais e apps de mensagens. O objetivo é alcançar novas audiências e influenciar a conversa de forma mais direta.
Além disso, logo mais deve ser liberada a função para a criação de enquetes, que devem estimular o vínculo com os usuários.
A seleção do que vai ser distribuído no Canal – assim como já acontece nos perfis de mídias sociais da imprensa – passa pela relevância do tema para a audiência e pelo formato do conteúdo.
Os Canais do WhatApp abrem também uma nova frente de comunicação para os creators – alguns, inclusive, já vinham desenvolvendo linguagem específica para esse tipo de plataforma, como Telegram e Instagram Channel.
A plataforma de canais, seja no WhatsApp ou no Instagram, está ligada à ideia de comunidade. Ela representa uma maneira pela qual os influenciadores podem estabelecer uma conexão mais íntima e autêntica com sua audiência.
Nessa plataforma, a marca pode construir uma estratégia para transmissão de suas mensagens de maneira mais orgânica. Neste formato, é crucial que as marcas se engajem em uma colaboração criativa com os influenciadores, ajustando-se à sua linguagem e ao estilo de conteúdo, ao invés de se apropriar do espaço com uma publicidade invasiva. É mais sobre aumentar a conexão.
Criar ou não criar o Canal da minha marca?
Um Canal geral? Vários Canais, cada um destinado a conteúdos específicos para atrair públicos com interesses específicos? Que tipo de experiência posso proporcionar com o conteúdo a ser oferecido nessa nova funcionalidade?
Outro ponto de atenção no planejamento é evitar um volume excessivo de notificações, que pode cansar a audiência.
Seguimos acompanhando a evolução dessa nova plataforma. E prontos para contribuir com você nessa nova possibilidade de comunicação!