Como funcionam os Canais do Whatsapp e como usá-los

Os aguardados “Canais” do WhatsApp, que viabilizam a criação de uma lista de transmissão em massa dentro do aplicativo, chegaram ao Brasil. São espaços verificados de empresas, governos, imprensa e creators, entre outros, que poderão, por meio desse serviço, enviar conteúdo para um número ilimitado de pessoas.

Os “Canais” são como veículos de transmissão, que permitem contato direto com a audiência interessada, dentro de uma plataforma amplamente utilizada. E sem a intervenção de algoritmos. Portanto, com a certeza de que o conteúdo chegará à palma da mão de todos os inscritos.

Vale lembrar a relevância do WhatsApp na rotina digital dos brasileiros. A edição deste ano da pesquisa do Reuters Institute sobre consumo de notícias atestou que 75% dos brasileiros usam o app de mensagens para “tudo” em seu cotidiano e 43% o utilizam para compartilhar notícias. 

Como funcionam?

No design do WhatsApp, a funcionalidade “Canais” está separada das conversas das pessoas. Para descobrir “Canais”, basta acessar a aba “Atualizações” do aplicativo e pesquisar logo abaixo do “Status”. Já foram criados inúmeros, como Netflix Brasil, g1, NBA Brasil, Governo do Brasil,  Flamengo, Felipe Neto, Desimpedidos, Yahoo Finance, entre outros.

Pequeno tutorial de como usar a nova função dos "Canais" no whatsapp

Canais, a nova função do Whatsapp. Divulgação.

Os últimos 30 dias de conteúdo estarão disponíveis no canal para quem entrar e sempre serão exibidos em ordem cronológica. Em breve, segundo a Meta, dona do WhatsApp, os administradores de cada canal poderão editar as mensagens dos últimos 30 dias.

A Meta afirma que há uma nova camada de privacidade e moderação de  conteúdo  nessa  nova função. A entrada só se dará por meio de um link, ninguém terá acesso aos dados de quem está dentro do canal e as interações estarão limitadas a reações com emojis. O compartilhamento de conteúdos fará referência ao canal de origem da mensagem, identificando, assim, a sua origem.

Segundo a empresa, a criptografia não acontece de ponta-a-ponta e é isso que permitirá que o WhatsApp modere o conteúdo que circulará nesses ambientes. A Meta garante que adota regras para inibir atividades ilícitas ou fraudulentas.

E está nos planos fazer do recurso uma fonte de renda para criadores de conteúdo, seja por meio de assinaturas ou do pagamento.

E a comunicação das organizações nisso?

Canais de imprensa

Quem olha para o “Canais” logo lembra dos RSS/Feed, das newsletter e das redes, que permitem inscrição para receber o conteúdo de interesse.

Veículos de imprensa começam a usar os novos Canais para, inicialmente, ampliar a distribuição do conteúdo já produzido para suas plataformas originais. Tanto de forma mais ampla ou como UOL e O Globo, que criaram, por exemplo, canais específicos para cada clube de futebol do país.

Dessa forma, a imprensa avança na integração com mídias sociais e apps de mensagens. O objetivo é alcançar novas audiências e influenciar a conversa de forma mais direta.

Além disso, logo mais deve ser liberada a função para a criação de enquetes, que devem estimular o vínculo com os usuários.

A seleção do que vai ser distribuído no Canal – assim como já acontece nos perfis de mídias sociais da imprensa – passa pela relevância do tema para a audiência e pelo formato do conteúdo.

  • Recomendação: A chegada de mais essa plataforma de distribuição digital de notícias reforça a nossa recomendação do investimento na produção de conteúdo multimídia e de infográficos, capazes de elevar o apelo visual e condensar a informação a ser transmitida.

Canais de creators

Os Canais do WhatApp abrem também uma nova frente de comunicação para os creators – alguns, inclusive, já vinham desenvolvendo linguagem específica para esse tipo de plataforma, como Telegram e Instagram Channel.

A plataforma de canais, seja no WhatsApp ou no Instagram, está ligada à ideia de comunidade. Ela representa uma maneira pela qual os influenciadores podem estabelecer uma conexão mais íntima e autêntica com sua audiência.

  • Recomendação: A nova funcionalidade do WhatsApp deve ser avaliada também nas estratégias e campanhas de marketing de influência, tendo como ponto de partida a definição do que a marca deseja com a sua presença nesse ambiente.

Nessa plataforma, a marca pode construir uma estratégia para transmissão de suas mensagens de maneira mais orgânica. Neste formato, é crucial que as marcas se engajem em uma colaboração criativa com os influenciadores, ajustando-se à sua linguagem e ao estilo de conteúdo, ao invés de se apropriar do espaço com uma publicidade invasiva. É mais sobre aumentar a conexão.

Canal proprietário

Criar ou não criar o Canal da minha marca?

  • Recomendação: É importante debater e definir, primeiro, o papel que essa nova funcionalidade pode desempenhar na comunicação com seus públicos. E de que forma ela pode complementar o que já vem sendo entregue com as demais plataformas proprietárias.

Um Canal geral? Vários Canais, cada um destinado a conteúdos específicos para atrair públicos com interesses específicos? Que tipo de experiência posso proporcionar com o conteúdo a ser oferecido nessa nova funcionalidade?

Outro ponto de atenção no planejamento é evitar um volume excessivo de notificações, que pode cansar a audiência.

 

Seguimos acompanhando a evolução dessa nova plataforma. E prontos para contribuir com você nessa nova possibilidade de comunicação!

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