Adoro o Social Media Report 2025, da Hootsuite!
O relatório global, que sempre é liberado entre dezembro e janeiro, trouxe quatro importantes tendências:
Gosto de levar um tempão para digerir as informações e cruzá-las com outros estudos de tendências brasileiras. E foi isso que eu fiz para trazer aqui os dados que fazem sentido para a nossa realidade.
Das quatro tendências apontadas, destaco as duas que entendo serem mais latentes para o no nosso mercado em 2025.
Bora comigo!
Desde 2023, diversos relatórios apontam a importância de produzir conteúdo que realmente entretenham o público.
De acordo com a Hootsuite, 60% delas estão priorizando entreter, educar ou informar em suas estratégias de comunicação digital — mesmo que isso tire momentaneamente o foco direto da marca e do produto.
Ou seja, perceberem que para atrair e reter público é preciso fisgar a audiência pela qualidade do conteúdo. Neste cenário hipercompetitivo por atenção, ousadia criativa não é um diferencial — é uma necessidade. E construir comunidade vai muito além de publicações vendedoras ou centradas no negócio.
Mas essa ousadia exige mais flexibilidade. Se antes era essencial que a marca mantivesse um tom de voz e um formato de conteúdo unificado em todos os canais, agora, a adaptação se tornou um fator-chave. O mesmo consumidor pode estar no TikTok e no Instagram, mas espera consumir conteúdos diferentes em cada plataforma.
As marcas que compreendem essa dinâmica e ajustam suas narrativas de acordo com o comportamento do público têm mais chances de gerar engajamento real.
Então, quais são as palavras de ordem em 2025? Testar, ousar, adaptar — e, claro, medir tudo isso para garantir que a estratégia está trazendo os resultados esperados.
Acredito que, finalmente, há um consenso sobre a importância do investimento em comunicação digital. Mas o que essencial fazer para vencer o desafio de comprovar o ROI das estratégias nas redes sociais?
Esse alinhamento entre dados das redes sociais proprietárias e escuta digital é um passo essencial para atingir a maturidade digital.
Além disso, a escuta digital é uma ferramenta poderosa para a produção de conteúdo mais estratégica e assertiva. Com a saturação de informações e a crescente competição pela atenção do público, não há mais espaço para suposições. Monitorar constantemente as conversas da audiência permite entender exatamente quais temas ressoam, quais dúvidas precisam ser respondidas e quais formatos têm mais potencial de engajamento.
Em outras palavras, quem domina o social listening não só cria conteúdos mais relevantes, como também melhora sua performance e constrói uma comunidade mais engajada e fiel.
Se você quiser saber mais sobre como desenvolver estratégias de comunicação digital mais eficientes e alinhadas às tendências de mercado, fale com a gente! 🚀
Pamela Carvalho