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Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016

INTRODUÇÃO

A cada quatro anos, o Revezamento da Tocha Olímpica anuncia a chegada dos Jogos, a maior celebração esportiva do mundo.

No Brasil, a chama Olímpica já havia feito rápida visita ao Rio de Janeiro, durante o revezamento dos Jogos de Atenas 2004, que percorreu pela primeira vez todos os continentes do planeta.

Para celebrar os primeiros Jogos da América do Sul, o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 visitou 327 cidades, incluindo todas as capitais e o Distrito Federal. Foi uma viagem mágica de 95 dias pelo que há de especial no Brasil até chegar ao ápice, no Estádio do Maracanã, na abertura dos XXXI Jogos Olímpicos, no Rio.

CENÁRIO

O noticiário nacional e internacional, os temas dominantes eram ataques terroristas no mundo; a epidemia de zika; o impeachment da presidente Dilma Rousseff; a operação lava-jato, além do estado de calamidade decretado pelo Governo do Rio às vésperas do início dos Jogos. Para o revezamento dos Jogos Rio 2016, o papel da tocha foi ainda mais valioso.

Era preciso nacionalizar o evento esportivo que seria realizado em uma cidade da Região Sudeste.

DESAFIOS

Além do cenário fervilhante, os desafios da Comunicação acompanharam a ordem de grandeza do tour: Operação, comunicação Pró-ativa e integrada com a cobertura real time para 17 plataformas digitais do Rio 2016 (transmissão ao vivo pelo Facebook e Snapchat), imprensa, governo e patrocinadores

ESTRATÉGIA

A estratégia adotada pelo Comitê rio 2016 e Textual foi de uma comunicação integrada com a criação de um storytelling poderoso, a partir da relação de condutores da Tocha, para homenagear e celebrar o melhor dos brasileiros em todas as áreas: atletas e ex-atletas olímpicos, representantes por excelência em suas áreas, the ‘Big Heart’, os que se dedicam à uma causa social e representantes da cultura e história.

OBJETIVOS

As missões da Comunicação foram:

• Engajar os brasileiros no Rio 2016, transformando o evento localizado principalmente em uma cidade da Região Sudeste em um evento de todo o país, nacionalizando os Jogos;

• Transformar o Revezamento em grande plataforma de cases de sucesso, que colaborassem para inspirar o Brasil atual e gerações futuras;

• Criar movimento de notícias positivas pavimentando o caminho para Games Time.

RESULTADOS

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vem sendo um bem sucedido case de Comunicação Integrada:

Engajamento da população: algumas cidades tiveram a metade da população celebrando a chama Olímpica. Na mineira Couto de Magalhães, por exemplo, mais de 2 mil pessoas dos 4 mil habitantes festejaram a passagem da Tocha.

Em São Paulo, entre 800 mil, segundo a Polícia Militar do Estado, e um milhão de pessoas, segundo a prefeitura, lotaram ruas e parques. Pesquisa realizada pela Nielsen com o público paulista durante o Revezamento retrata o engajamento e a aprovação:

90% evento alcançou ou superou as expectativas.

52% mais interesse em acompanhar os Jogos

41% passaram a ter interesse em ingressos

91% acham que a Tocha cria clima festivo para os Jogos

84% foram com família ou amigos

Imprensa: evento ser um dos principais assuntos na mídia. Somente no primeiro mês do Revezamento, foram mais de 8.912 notícias relacionadas a Tocha Olímpica em português, inglês e espanhol, sendo 6.993 em português. A maior parte das notícias relacionadas ao assunto veio do Brasil, com 4.837 notícias (EN+ES+PT).

Inserções na mídia brasileira: 11.747

TV: 1.650

Online: 7.811

Radio: 1.171

Printed: 1.083

Magazines: 32

Digital: o Revezamento conquistou adesão sólida, fortalecendo a reputação do tour e dos Jogos Rio 2016.

Total de posts para mídias sociais e hotsite Tocha Rio 2016 – mais de 2.500

Total de matérias para site Rio 2016 – mais de 50

Engajamento: Entre 2 de maio e 3 de julho, foram mais de 568 mil menções ao tema nas redes sociais, segundo monitoramento da empresa Nielsen, contratado pelo Comitê Rio 2016.

No primeiro mês, foram encontrados mais de 217K tweets relacionadas a Tocha Olímpica nas línguas português, inglês e espanhol.

Em 3 de maio, quando iniciou-se o Revezamento, foram mais de 114K tweets relacionados.

Nos 30 dias iniciais do Revezamento, os perfis oficiais @Rio2016, @Rio2016_en, Rio2016_es, @ChamaOlimpica, @OlympicFlame e @LlamaOlimpica foram mencionados 57.154 vezes

No primeiro mês, foram encontrados mais de 217K tweets relacionadas a Tocha Olímpica nas línguas português, inglês e espanhol.

Em 3 de maio, quando iniciou-se o Revezamento, foram mais de 114K tweets relacionados.